Buscar

Conheça as plantas daninhas, os herbicidas recomendados e identifique os casos de resistência


O conceito amplo de planta daninha a enquadra como toda e qualquer planta que ocorre onde não é desejada. As plantas daninhas interferem no desenvolvimento da cultura, competindo por água, luz e nutrientes, impactando assim a produtividade.

Portanto deve-se adotar diferentes estratégias para o manejo das plantas daninhas para reduzir os prejuízos nas lavouras sem aumentar muito os custos.

Atuar nos momentos certos levando em consideração tanto a biologia e o manejo da cultura de interesse, bem como das plantas daninhas é fundamental para o sucesso no manejo.

O primeiro passo, após a seleção da cultura a ser implantada, é conhecer quais plantas daninhas estão presentes na área, estudando a biologia e os respectivos ciclos de vida, desde a emergência até o florescimento e produção de sementes e/ou propágulos vegetativos. Além disso, para adotar o uso de diferentes herbicidas, é necessário ainda, analisar as características do solo, época de plantio, cultivares, fatores climáticos, dentre outros aspectos.

Os herbicidas podem ser utilizados em diferentes épocas, desde o manejo pré-plantio das culturas, em pré e/ou pós-emergência, sempre considerando a seletividade à cultura, dose, estádio das plantas. O plantio da cultura deverá ser no limpo, ou seja, sem a presença das plantas daninhas. Além disso, é importante identificar escapes de controle e estudar rapidamente se é ou não um caso de resistência.

A rápida identificação dos casos de resistência é o passo inicial para o manejo da resistência. A partir da identificação, poderão ser definidas estratégias para o manejo das plantas daninhas resistentes. Aliada à identificação da resistência, o monitoramento constante nas plantações auxilia na detecção precoce da população resistente ainda nos estádios iniciais e na prevenção da disseminação dessas plantas na área e, consequentemente, reduzindo os custos e os impactos por esses biótipos.

Esta e outras recomendações do HRAC-BR para o manejo da resistência de plantas daninhas, você encontra em nosso site!