Casos de resistência de capim amargoso no Brasil
- admallge
- 6 de ago.
- 1 min de leitura

O capim-amargoso (Digitaria insularis) é uma espécie altamente adaptável, agressiva, com ampla distribuição geográfica, mesmo sendo uma gramínea tropical. Possui intensa capacidade de propagação e perenização no ambiente produtivo. Além disso, apresenta resistência comprovada a diferentes herbicidas, exigindo estratégias integradas e contínuas de controle.
No Brasil, já foram registrados casos de resistência simples aos herbicidas fenoxaprope-P-etílico e haloxifope-P-metílico, e resistência múltipla aos herbicidas fenoxaprope-P-etílico, haloxifope-P-metílico e glifosato. Recentemente, foram identificados novos casos de resistência múltipla e cruzada aos herbicidas cletodim, haloxifope-P-metílico e glifosato. Veja a tabela!

Trata-se de uma planta daninha de alta complexidade de manejo, devido à sua biologia e à expansão contínua da resistência a herbicidas, o que compromete especialmente o controle em pós-emergência. Por isso, é essencial adotar boas práticas agrícolas, com base no Manejo Integrado de Plantas Daninhas (MIPD).
Confira em nosso site e confira as recomendações do HRAC-BR para o manejo de resistência de plantas daninhas aos herbicidas.
Comentários