O plantio direto e o cultivo mínimo são duas práticas de sistema de cultivo amplamente utilizadas, devido a melhor conservação do solo e da água. Entretanto, essas práticas podem favorecer o aparecimento de espécies daninhas anuais e perenes, visto a manutenção de sementes destas plantas, oriundas de cultivos anteriores, na superfície do solo.
Pelo fato de não haver, ou haver pouco revolvimento do solo, estes sistemas podem acelerar o processo de seleção de biótipos de plantas daninhas resistentes a herbicidas, uma vez que a porção do banco de sementes recrutada para germinação é menor. Ainda, torna-se importante conhecer e utilizar ferramentas herbicidas de maneira eficiente e assertiva, já que a destruição e/ou enterrio de sementes pelo revolvimento de solo é mínima.
Para mais informações sobre o manejo da resistência de plantas daninhas, acesse no nosso site a página "FOLDERS E LIVRO".
Referência: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016.
Comments