Buscar

Saiba mais sobre Euphorbia heterophylla


A planta daninha Euphorbia heterophylla é originária do continente americano, podendo ser encontrada em países como Brasil, México, Paraguai e Estados Unidos.

Por ter sementes consideravelmente grandes para uma planta daninha (2-4 mm), isso significa que existe reserva suficiente nas sementes para a emergência de plântulas, mesmo quando estas se encontrarem em maiores profundidades no solo ou abaixo da camada de palha.


Além disso, possui metabolismo fotossintético C4, sendo mais eficiente no uso da água e nutrientes do solo, além de ser mais responsiva à luminosidade quando comparada com plantas de ciclo metabólico C3. Por exemplo, no caso da competição do leiteiro (C4) com soja (C3), existe a vantagem competitiva da planta daninha sobre a cultura.


O crescimento de E. heterophylla é exponencial dos 14 aos 100 dias após a emergência, configurando rápido desenvolvimento, com elevado risco de perda do estádio ideal para o controle químico, que é caracterizado com a infestante no estádio de até 4 folhas verdadeiras.


Devido sua elevada variabilidade genética, plantas em uma mesma área apresentam características genéticas muito diferentes, fator que favorece a adaptação da espécie em diferentes sistemas agrícolas e, sobretudo, aumenta as chances de seleção de biótipos tolerantes e resistentes a herbicidas.



Quer saber como controlar esta planta daninha? Acesse nosso site!