top of page
Buscar

Saiba mais sobre a buva


No Brasil, as plantas do gênero Conyza são conhecidas como buva. Podem infestar cultivos de interesse econômico, danificando-os, competindo pelos mesmos recursos e dificultando a colheita. A buva tolera bem as condições de deficiência hídrica uma vez estabelecida. Há relatos de resistência em biótipos de Conyza para mais de um herbicida, o que dificulta o manejo da buva nos sistemas conservacionistas.


As espécies que mais se destacam por seu caráter invasivo são Conyza canadensis, C. bonariensis e C. sumatrensis. A principal diferença entre as espécies é a inserção das inflorescências e a margem das folhas, embora outros caracteres morfológicos sejam considerados na identificação. Há relatos de hibridação natural, principalmente entre C. canadensis e C. bonariensis, pois apresentam baixa diferenciação genética entre elas.


No campo é frequente a ocorrência de distintas espécies de Conyza associadas, sendo comum ocorrer dúvidas na sua diferenciação. A identificação correta das espécies é importante para escolher apropriadamente a melhor estratégia de controle, diminuir a seleção de biótipos resistentes e poder ser produtivamente sustentáveis.


Confira abaixo as principais diferenças morfológicas entre as plantas do gênero Conyza.


No nosso site você encontra mais informações sobre a bioecologia e manejo de buva. Confira!


bottom of page