top of page

O que é a pressão de seleção


Pressão de seleção

A pressão de seleção é o fator ambiental externo que influencia na seleção de genes em uma população. Quando essa pressão é alta, aumenta a proporção de plantas daninhas sobreviventes após a aplicação de herbicidas, favorecendo a seleção de indivíduos resistentes.


A resistência de plantas daninhas é, portanto, um processo evolutivo, intensificado pelo uso contínuo de produtos com o mesmo mecanismo de ação e pela ausência de estratégias de manejo adequadas. Além disso, características do herbicida, como eficiência, persistência e especificidade, podem intensificar essa pressão de seleção.


Diante desse cenário, estratégias de manejo integradas são essenciais: conhecer os mecanismos de resistência, alternar mecanismos de ação, respeitar doses e janelas de aplicação, e combinar práticas químicas, mecânicas e culturais ajuda a prevenir e retardar o desenvolvimento de plantas resistentes, protegendo as tecnologias disponíveis.


A prevenção, baseada em práticas de manejo fundamentadas em ciência, é a estratégia mais segura para a sustentabilidade da lavoura.


Saiba mais em nosso site!


 
 

Comitê de Ação a Resistência aos Herbicidas

HRAC-BR - 2025

Desenvolvido por Allge

bottom of page