top of page
Buscar

Mutações que afetam a afinidade do herbicida pela enzima


Uma das propriedades que determina a eficácia de um herbicida é a afinidade que o mesmo tem pela enzima por ele inibida. Essa afinidade, por sua vez, é conferida pelas interações físico-químicas que ocorrem entre as moléculas envolvidas.


Assim sendo, no caso de um inibidor da ACCase, se plantas daninhas sofrem mutações no gene que codifica a ACCase de forma a alterar um aminoácido em uma dessas posições específicas (mutação pontual), a afinidade original entre o inibidor e a enzima pode ser comprometida, resultando em uma menor eficácia do mesmo.


Uma mesma mutação pode resultar em fenótipos contrastantes quanto à sensibilidade a um herbicida em espécies diferentes. Dessa forma, vale ainda reforçar que a frequência das mutações no gene da ACCase em uma população é variável de acordo com a espécie, o local e a pressão de seleção exercida pelo herbicida utilizado na região em questão.


Para mais informações, acesse nosso site!



Referência: LÓPEZ-OVEJERO, R. F.; BELCHIOR, G. G.; MAYMONE, G. P. L. Resistência de plantas daninhas aos herbicidas inibidores da ACCase (Grupo A). In: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016. p. 81.


bottom of page