top of page
Buscar

Monitoramento de resistência


Monitoramento de resistência aos herbicidas

É importante realizar estudos para avaliar a eficiência dos herbicidas em condições ideais, para definir se as dificuldades de controle são decorrentes de falhas na tecnologia de aplicação ou da evolução e disseminação de biótipos resistentes.


Os biótipos de plantas daninhas com suspeitas de resistência a herbicidas são testados segundo protocolo simplificado para casos já registrados e usando os critérios estabelecidos e contidos na publicação 10 passos, para novas ocorrências.


Realizar observações sistemáticas das áreas, antes e após aplicação de herbicidas, para certificar-se da eficiência do tratamento aplicado, pode auxiliar na identificação de possíveis problemas de controle, principalmente se a resistência da espécie já for conhecida para o herbicida utilizado. Neste caso, deve-se providenciar o controle efetivo das plantas remanescentes suspeitas de resistência, antes que elas produzam sementes ou outras estruturas de reprodução.


A adoção de medidas integradas de controle, incluindo a rotação de herbicidas com diferentes mecanismos de ação, é fundamental para auxiliar o aumento da eficiência das estratégias utilizadas e para prevenir/manejar as plantas daninhas resistentes.


Saiba mais sobre o assunto em nosso site!



Referência: CAVENAGHI, A. L.; ANDRADE JUNIOR, E. R.; GUIMARÃES, S. C. Aspectos gerais do manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas na cultura do algodão. In: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016.


bottom of page