top of page
Buscar

Mecanismo de ação dos herbicidas inibidores da ACCase


Herbicidas inibidores da ACCase bloqueiam a biossíntese de ácidos graxos, impossibilitando a formação de lipídios e metabólitos secundários nas plantas suscetíveis. Como resultado, a integridade da membrana celular é afetada, acarretando no extravasamento de metabólitos intracelulares, e morte celular.


Esse processo se inicia quando os herbicidas são absorvidos pelas folhas e translocados para os pontos de crescimento (tecidos meristemáticos) através do floema, onde exercem sua função inibindo a atividade meristemática e restringindo o crescimento de novas folhas. Sintomas necróticos aparecem nos pontos de crescimento depois de alguns dias, com descoloração inicial e posterior desintegração das folhas. A maior umidade relativa do ar está positivamente correlacionada à eficácia destes herbicidas, por favorecer a absorção e translocação do produto pela planta.


Entender como os herbicidas funcionam auxilia na tomada de decisão quanto ao seu uso, a identificar problemas em seu desempenho e sua relação com os sintomas dos danos causados. E lembre-se: sempre que possível utilize herbicidas com diferentes mecanismos de ação. Faça rotação de ativos!


Consulte em nosso site a classificação dos herbicidas de acordo com o mecanismo de ação e grupo químico!



Referência: LÓPEZ-OVEJERO, R. F.; BELCHIOR, G. G.; MAYMONE, G. P. L. Resistência de plantas daninhas aos herbicidas inibidores da ACCase (Grupo A). In: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016. p. 79.


bottom of page