top of page
Buscar

Mecanismo de ação dos herbicidas inibidores da PROTOX


Herbicidas inibidores da PROTOX

A PROTOX é uma enzima comum das rotas de síntese da clorofila e do grupo heme, responsável pelo transporte de gases, como por exemplo o oxigênio, e pela transferência de elétrons. Os herbicidas deste grupo atuam inibindo a enzima PROTOX, resultando em seu acúmulo no cloroplasto.


Esse acúmulo de PROTOX no cloroplasto da planta promove sua difusão para o citoplasma, ocasionando a interrupção de rotas de síntese de clorofila e compostos heme, desencadeando uma série de reações que ocasionam a morte celular.


Herbicidas inibidores da PROTOX são dependentes da disponibilidade de luz para agirem, visto que a enzima PROTOX está envolvida em processos fotodinâmicos (como por exemplo, a formação de protoporfirina-IX, que é um pigmento fotodinâmico). As partes das plantas atingidas pelo herbicida morrem em dois ou três dias, sendo que os primeiros sintomas aparecem como manchas verde-escuras nas folhas, progredindo para necrose.


Consulte a classificação dos herbicidas de acordo com o mecanismo de ação e grupo químico em nosso site!



Referência: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016.


Commenti


bottom of page