top of page
Buscar

Manejo da resistência: Revise o maquinário! Faça a calibração adequada


Para auxiliar na produção agrícola de larga escala, existem diversas tecnologias e equipamentos. Ao se tratar dos maquinários, eles contribuem para o aumento da eficiência, segurança e capacidade operacional, devendo sempre atentar-se ao manuseio, regulagem e calibração das mesmas.


No caso dos pulverizadores, a manutenção e/ou calibração incorretas pode resultar em falhas nas aplicações, devido à interferência no tamanho da gota (muito fina, fina, média, grossa, muito grossa), o que ocasiona aplicações de doses inadequadas dos defensivos agrícolas. Como consequência, inúmeros problemas são desencadeados, como contaminação ambiental (solo, água, plantas-alvo, plantas não-alvo), redução na rentabilidade da lavoura, maior custo da pulverização (maior quantidade de produto aplicado ou necessidade de reaplicação, mão-de-obra, combustível), entre outros.


Por isso a importância de revisar o maquinário realizando a calibração adequada (incluindo limpeza dos filtros e pontas dos pulverizadores), para assegurar que o produto seja aplicado à dose e taxa de aplicação apropriada.


Para mais informações sobre o manejo da resistência, acesse nosso site!


bottom of page