top of page

Interferência de capim-amargoso (Digitaria insularis) em cultivos de soja


Interferência de capim-amargoso (Digitaria insularis) em cultivos de soja

A planta daninha capim-amargoso (Digitaria insularis) tem grande importância na agricultura brasileira, devido ao seu alto potencial de competição com as culturas pelos recursos do meio, como água, luz, nutrientes e espaço, causando redução nas produtividades.


O capim-amargoso é capaz de formar touceiras, e tem disseminação tanto por sementes, quanto por órgãos de propagação vegetativa como rizoma, além de apresentar resistência a herbicidas inibidores da EPSPS (glifosato) e ACCase (haloxifope). Características estas que tornam esta uma espécie de difícil controle


Por ser altamente competitiva, estudos de campo apontam que, apenas uma planta de capim-amargoso por metro quadrado, convivendo com a cultura da soja durante seu ciclo, pode reduzir a produtividade da cultura em 20%. Tais resultados evidenciam a importância que esta planta daninha tem para o setor agrícola brasileiro.


Portanto, dentro deste contexto faz-se necessário o uso de diferentes ferramentas de manejo (manejo integrado) para um controle eficiente desta espécie daninha, visando, também, o manejo da resistência de plantas daninhas a herbicidas.


Saiba mais sobre o capim-amargoso em nosso site (hrac-br.org/folder)!


 
 
 

Comments


Comitê de Ação a Resistência aos Herbicidas

HRAC-BR - 2025

Desenvolvido por Allge

bottom of page