top of page
Buscar

Identificação de Amaranthus palmeri


Amaranthus palmeri

O Amaranthus palmeri é uma espécie dioica, ou seja, parte das plantas de uma população tem somente flores femininas e outra parte, somente flores masculinas. Essa é uma característica que facilita a identificação desta planta daninha, uma vez que a maioria das outras espécies de caruru já identificadas no Brasil têm flores masculinas e femininas na mesma planta, sendo classificadas como monoicas. 


As sementes são produzidas somente nas plantas com flores femininas, mas há um detalhe importante e agravante da reprodução da espécie: flores femininas podem produzir sementes mesmo sem a ocorrência de polinização. 


Além disso, na inflorescência das plantas femininas há a presença de folhas rudimentares (brácteas) duras que podem ser facilmente percebidas ao serem tocadas.


As formas das folhas podem variar bastante dentro de uma única espécie, no entanto, as folhas de A. palmeri são mais largas e ovais e apresentam pecíolo longo que pode ser maior que o limbo foliar. Na ponta da folha, nota-se uma pequena reentrância (invaginação) onde se localiza um pequeno espinho. Entretanto, a presença deste espinho pode ocorrer também em outras espécies, como o A. hybridus. Na axila das folhas e na inserção dos ramos nos caules também são encontradas estruturas espinescentes. Outra característica que aparece eventualmente é a presença de uma marca d' água branca ou uma mancha esbranquiçada nas folhas na forma de “V”.


Saiba mais sobre esta e outras espécies de plantas daninhas em nosso site!



Referência: NICOLAI, M. et al. Identificação e controle de Amaranthus palmeri e Amaranthus hybridus. Disponível em: <https://www.hrac-br.org/folder>. Acesso em: 04 jan. 2024.


Foto: Howard F. Schwartz, Colorado State University, Bugwood.org


תגובות


bottom of page