top of page
Buscar

Euphorbia heterophylla: resistência e manejo


Historicamente o leiteiro (Euphorbia heterophylla) sempre foi uma das principais plantas daninhas presente nas regiões agrícolas do Brasil, principalmente nas culturas anuais, com destaque para as áreas de produção de soja. Uma das razões para a grande abrangência na dispersão dessa espécie é a variabilidade genética encontrada em populações de E. heterophylla, considerada elevada em comparação com outras plantas daninhas, fator que favorece a adaptação da espécie em diferentes sistemas agrícolas e, sobretudo, aumenta as chances de seleção de biótipos tolerantes e resistentes a herbicidas.


No passado, entre as décadas de 1980 e 2000, essa planta daninha era considerada uma das principais infestantes da cultura da soja. Nesta época, o controle químico era realizado basicamente pela aplicação, em pré ou pós-emergência, de herbicidas cujo mecanismo de ação é a inibição da enzima acetolactato sintase (ALS). A utilização continuada e quase exclusiva destes herbicidas resultou na seleção de populações de E. heterophylla resistentes a esse mecanismo de ação devido a pressão de seleção, inclusive com resistência cruzada a dois grupos químicos deste mecanismo de ação, as imidazolinonas e as triazolopirimidinas.


Assim ocorreu também com os herbicidas cujo mecanismo de ação é a inibição da enzima protoporfirinogênio oxidase (PPO/PROTOX), utilizados de forma contínua como alternativa de controle químico para essas populações resistentes aos inibidores da ALS. Neste caso, foi evidenciado biótipos que apresentaram resistência múltipla aos inibidores da ALS, o que tornou o controle dessa planta daninha ainda mais difícil e complicado para os sojicultores brasileiros.


Por isso a importância de rotacionar os ativos de diferentes mecanismos de ação, quando possível, no sentido de preservar, de forma eficiente, as diferentes ferramentas para o manejo de plantas daninhas.


Quer saber mais sobre o manejo da resistência dessa planta daninha? Veja nosso site!


Comments


bottom of page