top of page

Escapes de plantas daninhas: atenção redobrada no manejo da resistência!


Escapes de plantas daninhas: atenção redobrada no manejo da resistência!

Após a realização da aplicação de produtos herbicidas, mesmo seguindo as recomendações de bula, algumas plantas daninhas podem sobreviver. Essas plantas daninhas sobrevivente, denominadas "escapes", não significam, necessariamente, que são casos de resistência ao herbicida aplicado. As falhas de controle podem estar associadas a dose insuficiente depositada no alvo, aplicação mal posicionada, condições ambientais desfavoráveis, entre outros. Entretanto, quando esses "escapes" surgem em reboleiras, em áreas onde a aplicação foi de forma localizada ou quando plantas em estádios de desenvolvimento semelhante apresentam respostas diferentes ao herbicida aplicado, é um alerta para possíveis biótipos resistentes.


Ignorar esses escapes é abrir caminho para sua multiplicação. Muitas espécies apresentam alta capacidade de rebrote e de produção de sementes, tornando ainda mais difícil o controle nas próximas safras.


A eliminação manual ou mecânica dessas plantas é essencial para reduzir a pressão de seleção, garantir a implantação das culturas sucessoras no limpo e preservar a eficácia dos herbicidas.


Confira essa e outras recomendações em nosso site!


 
 
 

Comentários


Comitê de Ação a Resistência aos Herbicidas

HRAC-BR - 2025

Desenvolvido por Allge

bottom of page