top of page
Buscar

Efeitos diretos do milho tiguera


Milho tiguera

Milho tiguera ocorre como plantas individuais e/ou touceiras (plantas agrupadas originadas de espigas inteiras ou pedaços) sendo muito competitivo com as culturas. O grau de competição varia com a origem (planta individual ou touceira), densidade e época de emergência do milho e cultura. A competição do milho tiguera com a soja, milho segunda safra e feijão reduz significativamente a produtividade das culturas mesmo em densidades inferiores a 1 planta m-².


A elevada capacidade competitiva do milho tiguera afeta os componentes do rendimento das culturas e resulta em significativas perdas na produtividade. Medidas de controle se justificam mesmo em baixas populações de plantas de milho.


Um ponto de atenção é a época de emergência das plantas voluntárias em relação à cultura. Assim, plantas que emergem antes ou junto com a cultura têm potencial de causar maiores perdas em relação às emergidas após.


Para saber mais sobre o assunto, confira nosso site!



Referência: SILVA, R.P. et al. O desafio do milho tiguera. Informe técnico, v. 0004, n. 0002, 2022. Disponível em: <https://www.hrac-br.org/informativo-tecnico>. Acesso em: 06 jul. 2023.


Comentarios


bottom of page