É possível erradicar plantas daninhas resistentes?
- admallge
- 30 de jul.
- 1 min de leitura

Até hoje, não há casos documentados de erradicação de biótipos resistentes a herbicidas. Mas um exemplo chama atenção e pode servir de inspiração: a erradicação da Kochia (Bassia scoparia) no oeste da Austrália.
Embora esse não tenha sido um caso de resistência, a operação foi um exemplo de sucesso na erradicação de uma planta daninha, algo extremamente desafiador.
O processo, documentado em estudos recentes, envolveu:
• Identificação precoce e mapeamento das infestações;
• Monitoramento contínuo;
• Uso integrado de métodos de controle;
• Resposta rápida a qualquer reinfestação;
• Ações coordenadas entre órgãos, cientistas e produtores.
Esse caso levanta uma pergunta importante:
Se conseguimos erradicar uma espécie sob condições específicas, será que não poderíamos adaptar estratégias semelhantes para lidar com plantas daninhas resistentes?
Mais do que buscar uma fórmula única, o exemplo da Kochia reforça a importância do manejo preventivo, do manejo integrado e da ação colaborativa no enfrentamento da resistência.
Confira o artigo completo em nosso site! (hrac-br.org/boletins)
Referências:
Dodd, J. Kochia (Bassia scoparia (L.) A.J.Scott) eradication in Western Australia: a review. Fourteenth Australian Weeds Conference. p. 496-499. 2004.
Dodd, J. & Randall, R.P. Eradication of kochia (Bassia scoparia (L.) A.J.Scott, Chenopodiaceae) in Western Australia. Thirteenth Australian Weeds Conference. p. 300-303. 2004.





Comentários