top of page

Disseminação de plantas daninhas


Colhedora

As plantas daninhas podem ser disseminadas no ambiente de diversas formas, como por exemplo, por vento, por animais (aves e mamíferos), por água e pelos próprios seres humanos. Em relação a disseminação por seres humanos, a forma mais comum se dá pelos implementos e maquinários agrícolas. As colhedoras estão ganhando notoriedade nesta questão pelo fato de transitarem em diferentes regiões e, também, pela necessidade de colher diversas áreas com rapidez, esta questão logística muitas vezes impacta na etapa de limpeza do maquinário antes de uma mudança de área de colheita.


Dentre as partes da colhedora, as que mais acumulam sementes e/ou órgãos de propagação vegetativa são: plataforma, canal alimentador, rotor/cilindro, elevadores e tanque graneleiro, sendo que os principais problemas estão na plataforma e no canal alimentador. Esse material de propagação acumulado nestas partes são facilmente disseminados, tanto na área onde estão trabalhando, quanto transportados para outras áreas.


Essa questão de disseminação de plantas têm grande importância para o produtor, principalmente devido à disseminação de espécies resistentes a herbicidas. Portanto, é indispensável que seja feita a correta limpeza dos maquinários agrícolas, eliminando quaisquer sementes e resíduos de plantas que possam ser levados para outras áreas.


Para mais informações, acesse nosso site! (hrac-br.org)



Referência: MELLO, R. C. et al. Colhedoras e a dispersão de sementes de plantas daninhas nas lavouras. Informe técnico, v. 0005, n. 0004, 2024.


 
 
 

Comments


Comitê de Ação a Resistência aos Herbicidas

HRAC-BR - 2025

Desenvolvido por Allge

bottom of page