top of page
Buscar

Custo adaptativo (“fitness cost”)


Custo adaptativo (“fitness cost”)

Um fenômeno que tem sido observado em populações de resistentes a herbicidas é o custo adaptativo (“fitness cost”). Este pode ser explicado por efeitos pleiotrópicos negativos que um indivíduo sofre ao adaptar-se a um novo ambiente (neste caso a pressão de seleção do herbicida), em comparação ao seu ambiente original. 


Dentre os efeitos pleiotrópicos em populações selecionadas, se destacam: a redução da capacidade de acúmulo de biomassa, do potencial de produção de sementes, da taxa de germinação e modificação do ciclo de desenvolvimento em populações resistentes se comparadas às suscetíveis. 


Tem sido sugerido que este fenômeno pode proporcionar elevado impacto no desenvolvimento das plantas resistentes. Na ausência de pressão de seleção pelo herbicida, os indivíduos suscetíveis se sobressairiam sobre os resistentes pela maior capacidade competitiva.


Para mais informações, confira nosso site.



Referência: PAGNONCELLI JR., F. B. & TREZZI, M. M. Lolium multiflorum: Biologia, resistência e manejo. Disponível em: <https://www.hrac-br.org/folder>. Acesso em: 13 jun. 2024.


Comentarios


bottom of page