top of page
Buscar

Conyza spp. (buva): Conheça as características da planta daninha


A planta daninha buva (Conyza spp.) está entre as mais encontradas em todo o mundo. As principais espécies são Conyza bonariensis, Conyza canadensis e Conyza sumatrensis. Gênero com espécies amplamente adaptáveis, de grande diversidade genética e complexa identificação morfológica na diferenciação entre espécies. A dispersão da buva ocorre exclusivamente por meio de sementes presentes no fruto do tipo aquênio. O número de sementes varia de 100 a 200 mil por planta, que pode chegar a mais de 300 mil sementes, e podem ser dispersas através do vento e também maquinários, como a colhedora.


É uma planta daninha comum em grandes culturas, como a soja e milho, com a importância aumentada nos últimos anos. Apenas 2,7 plantas/m² de C. bonariensis já podem reduzir em 50% a produtividade da soja. Enquanto outros estudos demonstraram que apenas 1 planta/m² de buva pode reduzir de 12-14,6%. Para o cultivo do milho, observaram redução de até 92% na produtividade quando não é feito o controle da buva.


Algumas características ajudam a explicar a alta interferência da buva, entre as quais o crescimento vigoroso e a alta produção de sementes são atributos de adaptabilidade e agressividade. Alguns estudos também indicam efeitos alelopáticos em outras espécies de plantas. Isso pode ajudar a explicar a dominância de espécies de buva em alguns ambientes, com a presença de poucas plantas daninhas de outras espécies.


bottom of page