O leiteiro (Euphorbia heterophylla), também chamado de amendoim-bravo, é uma planta daninha que se caracteriza por sua grande variação no formato das folhas e pela substância leitosa presente em seu caule, que justifica seu nome popular.
Esta espécie herbácea anual, com potencial de atingir mais de 60 cm de altura, se reproduz exclusivamente por sementes, podendo produzir até 3 mil sementes por planta. Sua dispersão é explosiva, lançando as sementes a até 3 metros de distância da planta mãe.
Pode reduzir a produtividade de soja e feijão em até 47% e 48%, respectivamente. Além disso, é hospedeiro de fitopatógenos, como begomovírus e nematoides, que afetam diversas culturas. O controle precoce é essencial para evitar perdas significativas.
Acesse nosso site para mais informações sobre esta e outras espécies de plantas daninhas.
Referência: ADEGAS F. S.; MENDES, R. R.; GAZZIERO, D. L. P.; JÚNIOR, R. S. O. A situação do leiteiro (Euphorbia heterophylla L.) como infestante das áreas de produção agrícola no Brasil. HRAC-BR, 2020. Disponível em: <https://www.hrac-br.org/folder>. Acesso em: 08 de jan. de 2025.
Comments