Buscar

Capim-pé-de-galinha: Saiba mais sobre essa planta daninha


O capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) é uma planta da família das gramíneas, herbácea, ereta e com altura de 30 a 50 cm. Possui o colmo achatado e a inflorescência terminal digitada que caracteriza a espécie. Seu ciclo de desenvolvimento é anual e varia de 120 a 180 dias. Pode ser encontrada infestando culturas como soja, milho, sorgo, trigo, algodão, entre outras.


Sua capacidade de estabilidade em sistemas agrícolas ocorre principalmente devido à elevada plasticidade. Resistente à seca e à alta umidade, tem uma alta produção de sementes que são facilmente disseminadas pelo vento (em média 40 mil por planta), com germinação durante todo ano. Além disso, consegue se desenvolver em diversos tipos de solo (compactados, de baixa fertilidade, ácido…) e pode formar touceiras, o que dificulta seu controle.


Em áreas infestadas por capim-pé-de-galinha, podem ocorrer perdas na produção superiores a 80%, dependendo da densidade populacional, cultura e demais características ambientais. Por isso, o manejo e controle eficiente dessa planta daninha é indispensável.


Nosso site você encontra mais informações sobre esta e outras espécies de plantas daninhas.