O capim-branco (Chloris elata) é uma espécie nativa do continente americano que, embora seja encontrada de forma esparsa em áreas sem manejo, tem ganhado importância nas áreas de cultivo de soja.
É uma espécie herbácea, perene, ereta e ramificada, panículas vistosas e elevado número de sementes. Pode se reproduzir tanto por sementes quanto por rizomas. Apresenta alta produção final de massa seca e sementes, podendo, assim, ser uma forte competidora por recursos do meio.
O capim-branco possui um ciclo fotossintético do tipo C4 e floresce praticamente durante todo o ano, mostrando baixa sensibilidade às variações no fotoperíodo. Suas sementes, que são revestidas por muitos pelos, se dispersam facilmente pelo vento, por máquinas ou através de atividades humanas.
Além disso, em 2014 foi relatado o primeiro caso de biótipos de resistentes ao herbicida do Grupo 9 (G) no Brasil em áreas de soja, o que pode explicar o rápido aumento em frequência e densidade da espécie.
Saiba mais sobre essa e outras plantas daninhas em nosso site!
Referência: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016.
Comments