top of page
Buscar

Resistência: Um problema coletivo


Considerando a facilidade de dispersão de sementes, propágulos vegetativos ou do pólen de plantas daninhas, o desenvolvimento de resistência é um problema coletivo. Mesmo que um agricultor tome todos os cuidados para evitar o desenvolvimento de resistência, todo o seu esforço pode ser em vão, se os seus vizinhos não fizerem o mesmo. Portanto, os problemas com resistência também precisam ser tratados coletivamente.


Neste sentido destaca-se que os programas educacionais precisam alcançar a maioria dos produtores. Em um país com dimensões continentais, a educação a distância é uma importante ferramenta para isto. Dispor de uma plataforma de educação a distância que atinja todas as propriedades agrícolas contribui para minimizar problemas com resistência, com deriva e outros.


Saiba mais sobre o assunto em nosso site!



Referência: VELINI, E. D.; CARBONARI, C. A.; GOMES, G. L. G. C.; TROPALDI, L. Perspectivas na evolução dos casos de resistência no Brasil: Novos conceitos sobre a resistência de plantas daninhas a herbicidas. In: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016. p. 259-260.


Комментарии


bottom of page