top of page
Buscar

Resistência múltipla e cruzada: Definições


Resistência múltipla e resistência cruzada

A resistência de plantas daninhas à herbicidas se refere aos mecanismos de resistência que um indivíduo possui, ou mesmo quanto aos herbicidas aos quais o indivíduo é resistente. Assim, surgem os conceitos de resistência múltipla e cruzada.


A resistência múltipla ocorre quando um indivíduo possui um ou mais mecanismos que conferem resistência a herbicidas com mecanismo de ação diferentes. No Brasil, os casos de resistência múltipla cresceram significativamente nos últimos anos.


A resistência cruzada ocorre quando biótipos de plantas daninhas são resistentes a dois ou mais herbicidas pertencentes a um mesmo mecanismo de ação, de grupos químicos diferentes. No Brasil, poucos são os casos de resistência relatados em que não foi reportada a resistência cruzada.


Para entender melhor sobre o assunto, consulte nosso site!



Referência: BORGATO, E. A.; NETTO, A. G. Resistência múltipla e cruzada: Casos no Brasil e mecanismos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. In: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016. p. 43.


Comentarios


bottom of page