Senecio vulgaris foi a primeira planta daninha descrita como resistente aos herbicidas “Inibidores do FSII”, identificada em viveiros de produção de mudas de pinus nos Estados Unidos, em 1970.
No Brasil, o primeiro caso de resistência a este mecanismo de ação foi identificado em uma população de Bidens subalternans em lavoura de milho no estado do Paraná, em 2006.
Além de B. subalternans, as espécies resistentes a esses herbicidas no Brasil são: Sagittaria montevidensis, Amaranthus retroflexus, Amaranthus viridis, Bidens pilosa, Conyza sumatrensis.
Os herbicidas desse grupo são de grande uso na agricultura, principalmente por apresentarem seletividade a uma ampla gama de culturas (incluindo cereais, oleaginosas e culturas perenes) e efeito residual no solo para controle de plantas daninhas.
No nosso site você encontra diversos materiais sobre o manejo da resistência de plantas daninhas aos herbicidas! Confira!
Referência: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016.
Comments