Buscar

Monitoramento de resistência de plantas daninhas


A realização do monitoramento de resistência de plantas daninhas é fundamental na tomada de decisão e para melhor implementação do manejo de plantas daninhas com os herbicidas. Esta prática determina a situação das plantas daninhas na cultura, avalia os danos e prejuízos que podem estar ocorrendo e auxilia na definição do método de controle.

São feitos bioensaios que analisam a mortalidade de uma amostra a ser testada com a aplicação de um gradiente de concentrações ou doses de determinado herbicida, no intuito de estabelecer uma comparação com o padrão de suscetibilidade. Os resultados podem indicar potencial falha no controle em campo (devido tanto a alteração na suscetibilidade das plantas daninhas aos herbicidas, como outras causas) e avaliar a eficácia das estratégias de gerenciamento e manejo integrado de plantas daninhas.

Esta e outras técnicas de Manejo de Resistência de Plantas Daninhas juntamente com o Manejo Integrado de Plantas Daninhas são imprescindíveis para garantir a proteção da lavoura.