Os herbicidas inibidores da ALS (Acetolactato Sintase) são amplamente utilizados para controlar plantas daninhas, atuando na biossíntese de aminoácidos essenciais. Eles se ligam ao sítio ativo da enzima ALS, impedindo sua função e resultando na redução da produção de proteínas, o que leva à morte das plantas daninhas. Essa ação é altamente seletiva, afetando principalmente as plantas indesejadas.
Podem ser utilizados em pré e pós-emergência com vias de absorção radicular e foliar, já que há ingredientes ativos com translocação tanto pelo xilema como pelo floema, acumulando-se nos meristemas de crescimento.
Os sintomas da ação destes herbicidas são caracterizados pela clorose de folhas novas e a necrose de tecidos, o que ocorre entre sete e quatorze dias após a aplicação, apesar da interrupção no crescimento das plantas e a morte das regiões meristemáticas ocorrerem logo após a aplicação.
Consulte a classificação dos herbicidas de acordo com o mecanismo de ação e grupo químico em nosso site!
Referência: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016.
Comments