top of page
Buscar

Manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas nos sistemas de produção na cultura de algodão


A cultura do algodão é uma das mais sensíveis à interferência de plantas daninhas, as quais podem causar prejuízos durante todo o ciclo, reduzindo a quantidade e a qualidade da fibra. A menor competitividade da cultura se deve a características como maior espaçamento entrelinhas e crescimento lento da parte aérea nos primeiros estádios, agravados pelo longo ciclo (160 a 200 dias em média), necessidade agronômica de manter a cultura com porte baixo (uso de reguladores de crescimento), exigência de lavoura limpa por ocasião da colheita e poucas opções de tratamentos herbicidas com amplo espectro e boa seletividade.


A adoção de medidas integradas de controle auxiliam no aumento da eficiência dos manejos utilizados. O controle cultural é fundamental e deve ser planejado buscando-se dar vantagens para o desenvolvimento das plantas da cultura desde a semeadura. Os métodos preventivos, como a limpeza de maquinários, também são de grande importância. O método químico, representado pelo uso de herbicidas, tornou-se muito difundido e útil em várias culturas, sendo imprescindível nas grandes áreas algodoeiras, pelas vantagens como alta eficiência e rapidez na execução. Assim como o uso de variedades transgênicas, que também é uma ferramenta de manejo para controle de plantas daninhas.


Vale ressaltar a importância da rotação de herbicidas com diferentes mecanismos de ação para reduzir a pressão de seleção de plantas daninhas resistentes, não apenas no manejo da cultura do algodão, mas no manejo de todo sistema. Além disso, realizar observações sistemáticas das áreas, antes e após aplicação de herbicidas, para certificar-se da eficiência do tratamento aplicado, pode auxiliar na identificação de possíveis problemas de controle. Neste caso deve-se providenciar o controle efetivo das plantas remanescentes suspeitas de resistência, antes que estas produzam sementes ou outras estruturas de reprodução.


Consulte as recomendações de manejo de resistência de plantas daninhas no nosso site!


Comments


bottom of page