A espécie de planta daninha conhecida como buva (Conyza sp.) pode ser encontrada infestando diversas culturas, como por exemplo, soja e milho, e sua importância no manejo vem aumentando nos últimos anos. Na cultura da soja, apenas uma planta de buva por metro quadrado pode causar redução de produtividade de, aproximadamente, 15,0%. Já para a cultura do milho, a produtividade pode ser reduzida em até 92,0% caso não seja realizado o controle efetivo desta planta daninha.
Algumas características ajudam a explicar a alta interferência dessa espécie daninha no sistema de cultivo, sendo o crescimento vigoroso, a alta produção de sementes e a alta adaptabilidade em diferentes regiões. Além disso, as plantas de buva podem causar efeito alelopático em outras espécies de plantas, contribuindo para explicar a dominância que essa espécie apresenta em diferentes ambientes de produção.
É de grande importância a adoção de estratégias diversificadas de manejo, complementando o controle químico, visto as características de dominância citadas acima que essa espécie possui, além do fato de ser uma espécie que apresenta resistência a diferentes mecanismos de ação herbicidas, como EPSPs (glifosato), ALS, FSII, FSI e Auxínicos.
Para mais informações sobre como manejar essa planta daninha, acesse nosso site!
Referência: ALBRECHT, L. P.; ALBRECHT, A. J. P.; SILVA, A. F. M. Manejo de buva (Conyza sp.). HRAC-BR, 2020. Disponível em: <https://www.hrac-br.org/folder>. Acesso em: 02 de out. de 2024.
Comments