A caracterização de um biótipo de planta daninha resistente a herbicida deve ser feita depois de adequada identificação sistemática da planta daninha em nível de espécie e subespécie.
Não é admitido qualquer relato onde dúvidas existam sobre a espécie em questão, pois diferenças de suscetibilidade existem entre espécies de mesmo gênero e, portanto, não devem ser caracterizadas como resistência, mas sim tolerância interespecífica.
Para ser classificada como planta daninha resistente a herbicida, é necessária que seja feita a identificação da espécie devidamente, quando necessário. Casos de seleção deliberada para resistência a herbicida, incluindo culturas resistentes a herbicidas de ocorrência voluntária, não devem ser incluídas como casos de registro.
Em nosso site você encontra as instruções de como submeter à Sociedade Brasileira da Ciência das Plantas Daninhas (SBCPD) um novo relato de resistência à herbicida.
Referência: CHRISTOFFOLETI, P. J.; BORGATO, E. A.; NETTO, A. G.; CARVALHO, S. J. P.; NICOLAI, M. Critérios para relato de novos casos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. In: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016. p. 39.
Comments