Buscar

Entenda como ocorre a alteração no sítio de ação do herbicida


O herbicida possui um local específico de atuação dentro da planta, podendo ser uma enzima ou proteína, onde sua ação resulta na dificuldade de ocorrência de um processo ou função particular dentro da mesma, ou seja, ocorre perda de afinidade do herbicida pelo local de ação.


Esse local específico às vezes é alterado (alterações na conformação/forma) de maneira que a molécula herbicida torna-se incapaz de ligar-se apropriadamente ao local onde atua como agente inibidor, sendo assim impossibilitado de interromper/inibir os processos metabólicos em que atua e, consequentemente, de exercer sua ação fitotóxica.


Essa alteração no local de ação da enzima sobre a qual o herbicida atua é decorrente de trocas na sequência de aminoácidos que a constituem. Normalmente ocorre aos biótipos nos quais é encontrado altos níveis de resistência. Consequentemente, o herbicida para de ter efeito fitotóxico na planta daninha ocasionando falha de controle.



Fique por dentro das recomendações de boas práticas agrícolas para o manejo da resistência de plantas daninhas aos herbicidas!