top of page
Buscar

A expressão de um gene


A expressão de um gene não é uma característica qualitativa. Dependendo das condições ambientais e dos promotores, diferentes níveis de expressão podem ser encontrados em plantas de um mesmo genótipo.


Uma mesma sequência gênica também pode estar associada a diferentes promotores em diferentes genótipos, o que pode levar a níveis distintos de expressão do gene. O número de cópias dos genes também pode variar entre genótipos, alterando o número de unidades da proteína ou enzima presentes nas plantas.


Tratando-se de genes que codificam proteínas que inativam ou ativam herbicidas, o nível de eficácia pode ser alterado pela maior ou menor expressão do gene. Tratando-se de proteína que constitui sítio de ação do herbicida, um maior nível de expressão pode demandar maior número de moléculas do herbicida (consequentemente maior dose) para que todas as unidades da proteína sejam inativadas.


Saiba mais sobre o assunto em nosso site!



Referência: VELINI, E. D.; CARBONARI, C. A.; GOMES, G. L. G. C.; TROPALDI, L. Perspectivas na evolução dos casos de resistência no Brasil: Novos conceitos sobre a resistência de plantas daninhas a herbicidas. In: CHRISTOFFOLETI, P. J. & NICOLAI, M. Aspectos de resistência de plantas daninhas a herbicidas. 4ª ed. Piracicaba: ESALQ, 2016. p. 253.


bottom of page